Uns bons anos atrás, quando eu estava fazendo estágio em Psicologia Hospitalar, na ala ambulatorial, havia uma brinquedoteca, onde crianças pacientes e acompanhantes, aguardavam seus responsáveis.
Fazíamos muitos jogos, brincadeiras, desenhos, para estimular o convívio social e tornar um local de distração e acolhimento, entre os frequentadores.
Em tempos, um garotinho bem simpático, com síndrome de Down, aparecia para brincar com a gente.
Ele não conseguia entender algumas regras do jogo ‘Uno’ e, confundia na hora da jogada, os números com as cores corretas. Mesmo assim, nos divertíamos muito!
Certa vez, um outro garoto, de quase a mesma idade do J. me questionou na frente do próprio e de outras crianças, ao vê-lo jogar Uno e perder várias vezes:
– Tia, o J. tem deficiência né?
– Bem, o J. tem certas dificuldades, como qualquer outra pessoa. Você, no que têm dificuldade?
Ele pensou e disse que têm muita dificuldade em matemática. Comecei então, a perguntar para cada criança qual dificuldade tinha… Incrível, todas souberam falar sobre seus desafios atuais.
Logo depois, convidei o J. a jogar dominó, já sabia que ele era MUITO bom no jogo, pois sabia contar as peças. (Até hoje, não sei! Rs)
Não demorou muito, ele estava me ‘detonando’, e eu realmente estava jogando pra valer 😉
Todos pararam seus jogos/brincadeiras para ficarem acompanhando a nossa disputa.
O mesmo garoto, questionador, me apontou:
– Hein tia, ele está ganhando de 5×1 de você! Hahaha , quero jogar com ele também!
J. jogou com todas as crianças e, nenhuma conseguiu derrotá-lo!
(Acho até, que ganhei aquela partida, por sorte!)
“21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down. Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia).”
Fonte: www.movimentodown.org.br
Mude o seu preconceito!
Viva a diversidade!
.
No Comments Yet