Na clínica, o assunto trabalho é constante, muitas vezes, é a demanda para o início de análise.

Paciente esquizofrênico, alegre por trabalhar e ter possibilidade de ajudar sua família (mesmo que seu emprego seja na maior fastfood do mundo, trabalhando muito e ganhando pouco). Traz certa vez, em análise, o seu limite mental, angústia extrema, quase surto. Motivo: mudou de gerente e aquelas condições de trabalho ‘escravo’ triplicaram.. Pobre rapaz! ‘Bem- vindo’ ao discurso do Capital.

Lembro também, daquela paciente neurótica, que era super dedicada ao trabalho, fazia horas extras, com apenas 20 minutos de pausa em 8hs de trabalho diário. Na exaustão, fazendo uma conversão a cada sessão. Cesta vez, em análise, afirmou que bancaria seu sonho, de trabalhar com o que realmente gosta. Fazer comida para as pessoas. Autônoma, ganhando menos, mas feliz! Na coragem, movida pela pulsão de vida, disse para sua chefe que estava cansada e queria uma ‘dispensa eterna’ daquele todo Caos.

Tem aumentado a frequência de pessoas chegando em consultórios de psicologia, demandando apenas retirar um relatório, para informar à empresa sobre o alto estresse que estão enfrentando e, que não conseguem mais realizar tal serviço.

[‘Receber sem trabalhar’, mas de fato, há doença mental.]

– Tantos anos de dedicação pra nada!

– Tenho que te conhecer … Posso te oferecer a escuta psicanalítica, fazer entender sua posição subjetiva nas relações e esta dedicação extrema que a adoece.

. . . Não voltou.

E aquele neurótico obsessivo que trabalha até de madrugada achando que está correspondendo a demanda do Outro, que o ‘Papai’ irá titular como favorito…

– Calma! É tudo uma representação! …

O sonho é outro, porém trabalha e faz propaganda de graça para a Empresa. Tem a empresa nas mãos mas, não reconhece seu próprio valor.

Ou aquela senhora que está com Psoríase, porque sua colega de trabalho, ‘a faz sentir humilhada’.

– Humilhada como?

.

Saúde mental no trabalho, para sobrevivência

.

#DiaInternacionalDaSaúdeESegurançaNoTrabalho #SaúdeMental
#Psicanálise #Psicologia #MarianasiMeone

.

Para maiores informações, entre em contato com o Órgão local do Ministério do Trabalho ou pelo telefone 158:
https://enit.trabalho.gov.br/portal/index.php/denuncie;

Cartilha Doenças Ocupacionais:
https://enit.trabalho.gov.br/…/Cartilha-doencas-ocupacionai…;

Mais informações:
https://www.anamt.org.br/…/28-de-abril-dia-mundial-da-segu…/;